Volta às aulas: na luta por melhores condições de trabalho para mães e pais dentro da UFABC

Prezadas Trabalhadoras e Trabalhadores da UFABC

Neste começo de ano, em que começa um novo quadrimestre letivo na UFABC, sabemos que começam também as aulas das crianças, filhas e filhos de servidores da universidade e que têm impacto direto na rotina de trabalho de mães e pais.

Pensando nisso, gostaríamos de lembrar que o SinTUFABC permanece na luta por melhores condições de trabalho de mães e pais dentro da UFABC. No ano de 2019, foi aprovado pelo Consuni um conjunto de ações para construção de uma política institucional de acolhida de mães e pais elaborado por um grupo de trabalho de mães e pais, formado por representantes técnico administrativos, docentes e discentes da UFABC.

No ano passado o SinTUFABC em mesa de negociações com a reitoria, cobrou a efetivação de algumas dessas ações. Uma delas é a liberação dos(as) servidores mães e pais, sem prejuízo do salário, para comparecer às reuniões de acompanhamento pedagógico das crianças ou dependentes legais na escola, mediante apresentação de declaração da secretaria da escola. Foi criada a ocorrência “RJU – COMPARECIMENTO REUNIÃO ESCOLAR (FILHOS/DEPENDENTES)” para ser utilizada no sistema eletrônico de frequência nessas ocasiões.

Outra das ações que foram efetivadas é a liberação do(a) servidor(a) em dia de perícia de familiar, especialmente os(as) filhos(as) e idosos. Foi criada a ocorrência” RJU – COMPARECIMENTO PERÍCIA MÉDICA FAMILIAR (FILHOS/DEPEND)”. Ocorrência aplicável quanto a perícia/junta médica for realizada excepcionalmente fora do período da licença. Os(as) servidores(as) ficam liberados(as) das atividades laborais pelo dia em que comparecerem à perícia médica de familiares, devidamente cadastrados como dependentes legais, na UFABC, especialmente os(as) filhos(as) e idosos. É obrigatório anexar o comprovante de comparecimento à perícia emitida pela DSQV.

Na última chamada para assembleia, enviamos também um formulário para que servidoras e servidores pudessem indicar a necessidade de trazer crianças, para que o sindicato possa prover uma estrutura de acolhida a essas crianças, e seus responsáveis possam participar ativamente de todos os eventos realizados pelo sindicato, inclusive em atividades externas como congressos e plenárias.

Seguimos na luta para que sejam implementadas e efetivadas todas as ações constantes no documento aprovado pelo Consuni, sustentando o nosso compromisso com a pauta feminista e de defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Nos colocamos a disposição para sugestões e ideias de melhorias para essa e demais pautas no e-mail: contato@sintufabc.org.br