Perguntas Frequentes – Plano de saúde

Plano de Saúde e Odontológico via SinTUFABC já é realidade para filiadas(os) oportunizando economia para quem necessita deste serviço
Nos últimos meses, realizamos algumas ações relacionadas a saúde física e mental não só das trabalhadoras, mas de outras companheiras que precisavam de apoio neste difícil momento de pandemia. Destacamos, neste sentido, o convênio médico e odontológico via SinTUFABC, motivo desta comunicação, e que vem recebendo adesão de trabalhadoras de diferentes setores nas últimas semanas.

Entretanto, em conversa com a trabalhadoras identificamos algumas dúvidas a cerca do plano de saúde e achamos importante comunicar com vocês de forma coletiva pois as mesmas podem ser de mais de um(a) trabalhador(a).

Organizamos no formato de perguntas e resposta e caso você tenha alguma outra, responda este e-mail para a coordenação que organizaremos uma nova comunicação com os esclarecimentos cabíveis.

Sigamos todas firmes, cada vez mais combativos e empáticos e neste momento mais do que nunca, na luta contra a PEC 32 da Deforma Administrativa!
1. Convênio Médico via SinTUFABC já está valendo?

 SIM! Firmamos em julho a parceria com a CORPORE que já administra junto ao SinTUFABC a possibilidade da(o) filiada(o) e seus dependentes aderirem a diversos planos da Notredame Intermédica e da Medical Health Assistência Médica.  Esta conquista vem de um longo trabalho que, junto com os demais que temos apresentado nesta gestão, buscam valorizar a saúde e a qualidade de vida da nossa categoria.
Mais informações podem ser obtidas neste link ou poderão ser retiradas diretamente com a Isabela telefone: (11) 96841-1008, que está também disponível neste número para auxiliar na adesão.

2. Onde posso consultar as coberturas e valores?

Disponibilizamos em nosso site as tabelas de valores e principais informações sobre cada operadora.  Mais informações sobre cobertura/rede de atendimento podem ser obtidas no site de cada operadora.

3. Não sou filiada(o), posso filiar para aderir aos planos de saúde nestesos mesmos valores de filiada(o)?

SIM! É sempre bom destacar que o sindicato é um local amplo de discussão de idéias, organização da categoria e aprofundamento da consciência de classes, preparando-nos coletivamente para os combates que visam melhores condições laborais, de saúde e qualidade de vida. Assim, a filiação é importante para além de receber este convênio, mas se você está se filiando ao SinTUFABC a princípio por este convênio, o qual trabalhamos para que seja um de vários visando novos retornos para o(a) trabalhador(a), esperamos que também se sinta parte desta construção e que venha construir coletivamente conosco.
 
4. Preciso entrar em contato com o SinTUFABC para fazer adesão? E para pagamentos de mensalidades do convênio?

 Em caso de filiada(o): NÃO, a adesão é diretamente com a CORPORE! E NÃO novamente, a forma de pagamento é acordada entre a(o) filiada(o) e a CORPORE!

Em caso de não filiada(o): SIM, precisa entrar em contato conosco para filiar apenas antes da adesão! E NÃO, a forma de pagamento é acordada entre a(o) filiada e a CORPORE!

5. Quanto é a mensalidade para me manter filiado ao SinTUFABC? E de que forma eu me filio?

A filiação ocorre após o envio da ficha de filiação ao e-mail contato@sintufabc.org.br, será descontado na folha 1% do salário base dos meses seguintes do(a) trabalhador(a) enquanto a(o) mesma estiver filiada(o). Não são levadas em considerações nenhuma verba indenizatória, aditivo, ou incentivo à qualificação (graduação especialização, metrado ou doutorado). É apenas 1% do base mesmo.
 
6. Os planos são apenas nacionais?

 NÃO! Inclusive visando baratear as custas da trabalhadora conseguimos preços mais acessíveis também em planos regionais, como o plano ABC e o Grande SP, que possuem um custo menor e através de rede própria e conveniada nos oferece diversos recursos nas regiões próximas aos campus e residência de grande parte das trabalhadoras. Este plano passa a ser uma opção bastante vantajosa principalmente por passarmos grande parte de nosso tempo na mesma região. Além disso, há possibilidade de atendimento de urgência fora da área de abrangência, onde, se necessário, é importante consultar as condições exatas com a administradora, de preferência antes da escolha do plano. Além disso, todos os planos contam com assistência odontológica inclusa com uma pequena coparticipação pelo uso.


7. Ouvi que parte do valor pago por convênio médico pode me ser reembolsado pela UFABC. É verdade? Como faz?

SIM! A Assistência à Saúde Suplementar dos Servidores e Pensionistas da UFABC é prestada mediante auxílio, de caráter indenizatório, cujo valor é calculado por beneficiário inscrito no benefício e varia de acordo com a faixa salarial e a idade do titular e a de seus dependentes, caso tenha.
A solicitação pode ser feita após o pagamento da primeira mensalidade do plano de através do SIGEPE e mais informações podem ser obtidas em: https://www.ufabc.edu.br/servidor/portal-do-servidor/manual-do-servidor-procedimentos/auxilio-indenizatorio-a-assistencia-a-saude-2
8. Eu já tenho NotreDame ou Medical Health e pago mais caro do que pelo SinTUFABC. Eu posso migrar dentro do mesmo plano para os preços do SinTUFABC?

 NÃO EXATAMENTE! Hoje a migração entre a mesma companhia de forma direta não é possível. É necessário ficar um tempo sem o serviço da mesma empresa, tempo este normalmente próximo a três meses e que cada empresa estipula como espécie de ‘carência’ para o ex-conveniado voltar em outra tabela de preços.
Durante este período o(a) trabalhador(a) precisa aguardar ou sem convênio (o que pode ser prejudicial pela descobertura e pela carência do plano voltar a estaca zero) ou pode aguardar este período migrando para outro convênio que não estabeleça carência para migração, aguardar o tempo necessário estando coberta(o) por esta empresa e, se tiver interesse após este processo, migrar de volta para os planos anteriores, desde que estejam entre os estabelecidos em parceria com o SinTUFABC.