Nota de Repúdio contra a pichação de cunho racista e nazista encontrada no dia 12/11/2015, no banheiro masculino do Restaurante Universitário do Campus de São Bernardo

O SinTUFABC, entidade de representação dos servidores técnicos administrativos, repudia qualquer manifestação racista e nazista, dentro e fora da universidade, porque lutamos pela igualdade entre todos e defendemos o respeito a todas as expressões e manifestações das diversidades e diferenças humanas.

A pichação covarde alardeando racismo e nazismo dentro da UFABC caracteriza-se como prática criminosa de intolerância que tenta menosprezar e atingir parte da comunidade acadêmica, assim como debochar das políticas afirmativas, bandeira esta que sempre caracterizou a nossa universidade. Consideramos a pichação como covarde porque o pichador anônimo se esconde atrás de portas, em banheiros, para disseminar o ódio racial e fazer apologia à ideologia nazista, utilizando-se da suástica que é o símbolo do regime nazista, que foi responsável pelo extermínio de milhões de pessoas no século XX.

Assim, o melhor e maior recado que podemos enviar é que nós não iremos nos esconder, e sim, você terá que engolir a cor negra da nossa pele nas salas de aula e em todos os lugares dentro da universidade. Cada vez mais, ocuparemos todos os espaços, porque a universidade pública é de todos e é nossa também. Você, criminoso que se esconde, saiba que tal fato ocorrido infringe o Código Penal, pois configura crime de intolerância racial e também crime contra a administração pública, tendo em vista que o patrimônio público da universidade foi atingido sendo alvo de pichação.

Desta forma, o SinTUFABC vem publicamente defender a bandeira pelas cotas em todas as instâncias de concorrência da universidade: nos programas de pós-graduação, nos concursos de técnicos administrativos e docentes, tal como já ocorre na graduação.

A punição judicial a este e qualquer outro crime dessa e de outra natureza nos espaços da universidade é um direito assegurado a todos os cidadãos pelo estado democrático de direito.

A educação pela igualdade e pelo empoderamento através da inclusão social dos grupos oprimidos é uma escolha, é uma bandeira que queremos, ou melhor, exigimos, que seja uma opção cada dia mais presente na UFABC.

Por essas razões, conclamamos as autoridades universitárias e entidades parceiras da comunidade acadêmica para que somem esforços às nossas bandeiras no encaminhamento dos fatos ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, na luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade, cada vez mais democrática, justa e igualitária para todos e todas!

Racismo e nazismo aqui na UFABC não!
Racistas e nazistas não passarão!

Coordenação Geral e Executiva do SinTUFABC
Juntos Somos Fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *