Nota de Repúdio contra pichações homofóbicas no Campus de São Bernardo do Campo

O SinTUFABC repudia qualquer manifestação discriminatória, dentro ou fora da universidade, bem como a intolerância, o discurso de ódio, a incitação ao crime e a apologia à homofobia. Não se pode permitir o preconceito contra a orientação e a diversidade sexuais, e mais ainda quando se pretende a supressão do outro.

Na lógica da sociedade atual, extremamente competitiva e pautada pela cultura da disputa e do individualismo, acredita-se que para um grupo ganhar, o outro tem que perder. Dessa forma, infelizmente, ocorrem episódios de preconceito, desrespeito ao ser humano, ocorrências que se expressam em tentativas de segregação e muitas vezes em condutas violentas com vistas à eliminação de um grupo pelo outro.

Ressaltamos que o estado brasileiro, governos e congresso, têm responsabilidade sobre a opressão e a violência que sofrem os LGBTT’s em nosso país, pois recusam-se a criminalizar a homofobia. Em janeiro deste ano o PLC122 que já havia sido aprovado da Câmara dos Deputados foi arquivado por ter ficado mais de duas legislaturas na gaveta. Enquanto isso, ataques aos trabalhadores como as MPs 664 e 665 tramitam com toda a rapidez.

Mais que palavras, precisamos de ação e isso envolve a criminalização da homofobia já, educação sexual e de gênero nas escolas e políticas de apoio e assistência aos LGBTT’s nas delegacias, unidades de saúde, universidades, etc.

A pichação anônima e indevida ocorrida no Campus de SBC e que aqui repudiamos pretende afirmar o domínio de um grupo, heterossexual, sobre o outro, homossexual, pregando a intolerância e o ódio à diferença, algo que não podemos aceitar, tendo em vista que ambos os grupos compõem a sociedade.

Ainda que pareça ingênuo e utópico, nunca é demais lembrar: o que a sociedade mais necessita nesse momento é de uma cultura de paz. Reiteramos o nosso desapreço por tal fato ocorrido e manifestamos o nosso respeito e aceitação pela orientação e diversidade sexuais.

 

São Bernardo do Campo, 26 de junho de 2015

 

Coordenação Geral e Coordenação Executiva do SinTUFABC – Juntos Continuamos Fortes

Comando de Greve dos técnicos administrativos – Greve 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *