17 de maio! Dia Internacional CONTRA LGBTFOBIA!

Dia internacional de combate à LGBTfobia em meio ao avanço da violência.

A data de 17 de maio é referência simbólica da luta pelos direitos LGBTI+, pois foi nessa data que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença.

Desde 1992, quando oficialmente foi declarada como dia Internacional de Combate à LGBTIfobia (inicialmente contra a Homofobia), hoje é dia de lembrar essa importante conquista para denunciar as muitas formas de violência e discriminação que as pessoas LGBTI+ sofrem todos os dias em nossa sociedade.

Segundo dados do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil, 230 pessoas LGBTI+ foram mortas no país em 2023. Esse dado mostra o quanto é importante conscientizar e preservar a memória das vítimas da LGBTIfobia. É fundamental denunciar a violência fatal contra as pessoas LGBTI+, destacando a gravidade dessas violações de direitos.

Hoje, muito mais que lembrar o passado e nossas conquistas, especialmente na pauta da visibilidade, é dia de denunciar que lamentavelmente a violência contra LGBTs é uma dura realidade.

Reconhecer pequenos avanços é parte de entender que há forças agindo para impor enormes retrocessos.

17 de maio, dia de luta, luto e denúncia!
Pela diversidade sexual e de gênero!
Armário nunca mais!
#LGBT #NãoaLGBTFOBIA

https://www.instagram.com/p/C7EUeD0OePV/?igsh=a2E1b2MwbzBrc256