COMUNICADO 08

Caros colegas TAs,

Estamos enviando em anexo as pautas locais definidas pelos grupos de trabalho que se reuniram ao longo da última semana. É importante que todos leiam atentamente a pauta local, pois ela será discutida e aprovada na Assembleia de amanhã (terça, 16/06, às 14h no piso vermelho, bloco A, SA). A pauta local contém as reivindicações que serão levadas à Mesa de Negociações com a Reitoria.

Hoje nossa greve é uma realidade em 50 Universidades Federais. A Greve,
no caso dos trabalhadores do serviço público federal, é a única
possibilidade de negociar reajuste salarial (inclusive perdas com relação à
inflação), pois não temos data-base; e reforçamos que apenas nossa
união garantirá vitórias.

A adesão à greve é um direito constitucional de todo trabalhador, e a organização da mesma é de responsabilidade dos comandos locais de greve. Por isso, em reunião com a Reitoria articulamos alguns princípios orientadores visando mitigar possíveis prejuízos irreversíveis à Universidade e à comunidade interna. Mas A CATEGORIA DEVE TER CLARO QUE TODOS OS TAS ESTÃO EM GREVE, PORTANTO, TODOS OS SETORES DEVEM PERMANECER FECHADOS, com exceção de serviços pontuais que deverão ser executados, conforme e-mail enviado anteriormente. ORIENTAMOS QUE SEJAM REALIZADAS APENAS AS ATIVIDADES EXPRESSAS NO EMAIL “Comunicado conjunto: Comando de Greve e Reitoria”! Daquilo que não tivemos acordo com a Reitoria, baseamo-nos em orientações expressas da nossa federação, a Fasubra, e da certeza legal (jurídica) de que em situação de greve o trabalhador deve parar suas atividades de trabalho e exercer seu direito de greve!

Lembramos que nossa greve conta com o apoio da Reitoria, de grande parte dos alunos e dos docentes (que estão participando de muitas de nossas atividades), e por isso temos legitimidade para manter nossa luta.

Solicitamos em mesa de negocião com a Reitoria, que o
Reitor faça uma publicação em apoio a nossa greve, visando a
comunidade externa, ou seja, publicando uma nota no site da UFABC. Aguardamos um retorno sobre isso.

Cientes da importância deste momento histórico e da maturidade política dos TAs da UFABC, saudamos a todos os companheiros da greve.

Cordialmente,

Comando Local de Greve