Balanço 2014 – Gestão “UFABC em Movimento – Juntos Continuamos Fortes”

Introdução

Como deliberado na II Reunião do Conselho de Representantes Sindicais, a coordenação geral do SinTUFABC apresenta este balanço para ser apreciado e discutido na III Reunião do Conselho de Representantes Sindicais.

 

Pauta interna

Na pauta interna, tivemos avanços importantes em 2014. Dos três pontos prioritários da atual gestão (30 horas, creche e carreira), houve avanços significativos em pelo menos dois, que salientamos abaixo:

30 horas: foi implementada a redução da jornada em pelo menos três setores da PROAP. É um avanço para a categoria, mas sabemos que é bem menos do que gostaríamos. Nesse sentido, queremos resgatar a campanha pela flexibilização da jornada para toda a categoria e não somente em alguns setores. Por isso, a última assembleia votou a criação de uma comissão organizadora da campanha de 30 horas, que deve fazer avançar a luta na UFABC.

Carreira: Houve um avanço muito significativo com a portaria que regulamenta a liberação para capacitação e qualificação do TAs, com a liberação de 8h da jornada de quem está cursando pós-graduação. Entretanto, a avaliação da Coordenação Geral do SinTUFABC é que devemos direcionar nossas ações para a reorganização e empoderamento da Comissão de Capacitação e Qualificação de Pessoal (CCQP) na universidade, visto o escopo de ações relacionadas a carreira e desenvolvimento dos TAs, que são de responsabilidade desta Comissão e seu poder deliberativo e representativo (o que mitigaria o desgaste e a burocracia das mesas de negociações em que discutimos este tema).

 

Plano de lutas

O plano de lutas aprovado no I Congresso do SinTUFABC contém uma série de itens votados pela categoria como prioritários para os próximos dois anos.

Avaliamos que o SinTUFABC cumpriu os itens elencados no plano de lutas, mantendo uma gestão democrática, independência dos governos e patrões, ampliação da política de capacitação e qualificação e garantia da segurança do trabalho (através da luta para organizar a CISSP).

Entretanto devemos reconhecer que algumas bandeiras ficaram secundarizadas, como é o caso da luta pela creche, da organização de uma pauta conjunta com outras entidades, da realização de atividades culturais e da realização de atividades de formação política sindical para os coordenadores do SinTUFABC.

Diante desta avalição, pretendemos organizar as ações do SinTUFABC no próximo período para garantir as conquistas alcançadas e avançar nos outros pontos, em especial, o ponto da creche, por ser este o terceiro item prioritario da nossa pauta de reivindicações.

 

Categoria nacional

Tivemos presença em todas as plenárias da FASUBRA já há mais de um ano, tendo a política de levar coordenadores e conselheiros do SinTUFABC que ainda não conhecem a federação, procurando diversificar ao máximo a quantidade de pessoas que participam da FASUBRA. Em todas as plenárias fizemos intervenções importantes e, no momento do nosso retorno à categoria, construímos seu reconhecimento junto a base. Também nos incorporamos aos dias de mobilização e campanhas nacionais.

Nesse ponto, é bastante positivo o balanço da Coordenação Geral do SinTUFABC, pois avançamos consideravelmente na construção de uma relação política forte e representativa junto a nossa Federação a ponto de podermos afirmar que nosso Sindicato representa uma importante base para a FASUBRA, além de, concomitantemente, termos construído boas relações com as demais IFES, visando o não isolamento com relação ao conjunto da categoria. Um exemplo disso é que o SinTUFABC enviou um representante para o Encontro de Educação no Rio de Janeiro, onde foi indicado um plano de lutas em defesa da educação para o ano de 2015.

 

Movimentos sociais

Esta Gestão “Juntos Continuamos fortes”, biênio 2014-2016, teve como princípio ir além das demandas corporativistas e participou em outras lutas. Organizou uma coleta de roupas e alimentos para o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que já arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos e pelo menos 5 mil peças de roupa.

Além disso, participou em outros atos importantes, como as recentes manifestações contra o aumento das passagens de ônibus.

 

Trabalho de base e filiações

O trabalho de base é uma das prioridades da atual gestão. Ao menos uma vez mês organizamos a coordenação executiva para passar nos locais de trabalho e conversar com os colegas. Entretanto, é necessário reconhecer que o campus São Bernardo ficou secundarizado com relação ao campus Santo André e também há setores mais fragmentados (como laboratórios) cujo alcance do sindicato foi menor que grandes setores (onde os Tas estão mais concentrados).

Contudo, apesar do trabalho de base realizado não avançamos nas filiações. Tínhamos a meta de ter ao menos 200 filiados até o final de 2014, mas permanecemos com a mesma quantidade de filiados. A Coordenação Geral do SinTUFABC observa alguns pontos que podem ser significativos para a melhoria deste quadro: 1) é necessário que o SinTUFABC apresente a categoria o quanto o Sindicato pode crescer com o aumento das filiações e, consequentemente, da arrecadação; 2) durante o trabalho de base os coordenadores do SinTUFABC levem fichas de filiaçao; 3) maior responsabilização da Coordenação de Administração pelo aumento dos filiados e; 4) os representantes setoriais atuarem como aliados do Sindicato na filiação dos seus colegas de setor.

Compreendemos que este ponto tem relação direta com a organização administrativa do SinTUFABC e, sobre isso, destacamos que houve avanços nesta coordenação, no que se refere a secretaria e registros. Desde maio de 2014 temos os registros organizados de arrecadação das mensalidades de forma contábil, ainda que este registro seja feito manualmente.

Ainda sobre este ponto, destacamos que, apesar disso, temos o reconhecimento político da categoria, falta-nos apenas traçar uma melhor estratégia de atuação junto a base.

 

Conselho de Representantes Sindicais

A atual gestão convocou e organizou regularmente o Conselho de Representantes Sindicais por reconhecer neste Conselho um dos fóruns mais importantes do sindicato, e aliado para organizar a luta na UFABC, além de ser esta uma demanda estatutária. Vale ressaltar que na primeira reunião dos Representantes sindicais houve uma atividade de formação muito importante, com a participação do SINDTEST-PR, onde discutiu-se concepção sindical e organização dos locais de trabalho. Contudo, é preciso avançar ainda mais, consolidando a formação política para atuação do conselho na categoria.

Além disso, esta gestão empreende um esforço muito grande para que o sindicato seja o mais democrática possível, ampliando ao máximo os espaços de decisão e também de execução.

 

Comunicação e transparência

A comunicação do SinTUFABC é feita principalmente através de nosso boletim. Nossa avaliação é que a comunicação pode ser melhor ainda se expandirmos para uma melhor utilização da internet e redes sociais, pois nos traria agilidade. Neste sentido, a Coordenação avalia que divulgando melhor nossas ações, além de nos aproximarmos da categoria, mostramos que o SinTUFABC é um sindicato de luta!

No ponto transparência sofremos várias críticas, em especial sobre a situação financeira do sindicato. Desta forma esta Coordenação se compromete a apresentar com mais regularidade os dados consolidados do financeiro PAD.

O SinTUFABC organizou a categoria em torno da questão do Processo Administrativo Disciplinar que investigou 23 técnico-administrativos do NTI e do sindicato e puniu 10 colegas, se transformando no maior caso de perseguição do país em uma instituição federal. Levamos a demanda para a FASUBRA, tivemos importantes apoios com as campanhas financeiras, interna e externa, e as moções; e hoje, ainda que o tema esteja em aberto aguardo a votação final do Conselho Universitário, esta Coordenação considera vitoriosa a postura política que adotamos e todas as ações realizadas visto que o relatório final do PAD indicava demissões de alguns colegas e isso não aconteceu.

Juntos somos fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *