Respeito à democracia, à autonomia universitária e à colegialidade: pela nomeação do professor Dácio Roberto Matheus para reitor da UFABC

A coordenação executiva do SinTUFABC, por meio desta nota, vem somar-se às preocupações da comunidade acadêmica da UFABC, sobretudo após se tornarem públicos relatos de que muito possivelmente haverá uma reunião de um grupo de servidores docentes e de técnicos administrativos com o Ministério da Educação, na próxima quinta-feira, 15/03/2018, para tratar do tema “situação da UFABC”, com a presença dos professores Ronei Miotto e Alex Santana, integrantes da lista tríplice, nomes esses que, embora sejam os docentes mais antigos da casa, não participaram de todo o processo eleitoral – ou seja, não participaram da consulta à comunidade – e não debateram um programa de gestão, de concepções e de propostas para a universidade no período que se inicia.

Considerando a participação ativa da comunidade na luta pela democratização da Universidade desde a eleição para reitor de 2013, onde conseguimos um avanço importante nos percentuais daquela consulta, 50-25-25, conseguindo-se, finalmente, em 2017/18, nesta última eleição, a regra da paridade entre as categorias, a cogitação de eventual nomeação de pessoas que não o professor Dácio Matheus para o cargo de Reitor da UFABC significaria considerável risco de desvalorização do princípio democrático (desconsideração dos resultados da consulta) e da colegialidade dos órgãos/conselhos superiores (nesse caso, risco de possível desrespeito à ordem estabelecida pelo Colégio Eleitoral – ConsUni, tendo em vista que professor Dácio foi o primeiro nome da lista).

Foram realizados debates, sabatinas e entrevista aos candidatos e, após uma consulta à comunidade, que escolheu o professor Dácio Matheus para Reitoria da UFABC, o Colégio Eleitoral, em sessão, indicou o professor Dácio Matheus como primeiro colocado na lista tríplice por maioria absoluta dos votos, elegendo em segundo e terceiro lugar (com um voto a cada) os professores Alex Santana e Ronei Miotto, por serem decanos nesta instituição. Todo o processo eleitoral seguiu as regras vigentes e foi conduzido de forma participativa e democrática.

Constatada a inexplicável letargia para nomeação do candidato eleito paritariamente, o SinTUFABC construiu uma nota conjunta com as entidades representativas, e, na última plenária de nossa Federação Nacional (FASUBRA), o delegado do SinTUFABC submeteu uma moção que fora aprovada por delegados de Universidades de todo o país em defesa da nomeação do Prof. Dácio, respeito à autonomia universitária. (segue link da referida moção de apoio: http://fasubra.org.br/index.php/fasubra/1629-mocao-de-apoio-a-paridade-a-democracia-e-a-autonomia-universitaria).

Reforçamos a importância da mobilização conjunta das entidades representativas junto a comunidade acadêmica pela ampliação das garantias da democratização da UFABC, tão duramente conquistada pela sua comunidade e, desse modo, não podemos deixar de cobrar uma manifestação e o comprometimento dos referidos professores que compuseram a lista tríplice, para que expressem posição que respeite a decisão do colegiado máximo da Universidade, ao qual eles também fazem parte, Colegiado este que voluntária e conscientemente referendou a decisão da comunidade interna da UFABC, indicando, em primeiro lugar, o nome do Prof. Dácio. Não compactuaremos com qualquer outra postura que não seja a manutenção e o respeito aos votos das urnas (votação na consulta à comunidade) e do Consuni (colegiado institucional máximo e deliberativo eleitoral responsável por formar a lista encaminhada ao Ministério da Educação).

Colegialidade das decisões, gestão democrática, paridade, audiência à comunidade acadêmica na escolha de dirigentes e autonomia universitária são princípios e regras norteadoras da atuação desse sindicato, portanto, não legitimaremos a atuação que não esteja de acordo com o que a Comunidade Acadêmica decidiu. A decisão comunitária foi clara: professor Dácio foi o mais votado e foi o primeiro nome da lista tríplice. Se os outros nomes de professores mais antigos da casa quiserem ser Reitor, devem aguardar a próxima eleição, disputar eleições na Consulta Paritária e serem escolhidos para o primeiro lugar da lista tríplice.

A História mostra que as escolhas democráticas e colegiadas são sempre mais estáveis. Escolher monocraticamente as autoridades, sem antes ouvir e considerar a votação da comunidade que as legitima, é um erro, uma autocracia com a qual não se pode estabelecer relações.

Esperamos que o Ministério da Educação e a Presidência da República honrem a escolha comunitária da UFABC e nomeiem o professor Dácio Roberto Matheus. Atuar fora desses lindes seria consentir com a deslegitimação da escolha prioritária parametrizada pela comunidade da Universidade Federal do ABC.

Atenciosamente,

Coordenação-geral – SinTUFABC

Santo André, 14 de março de 2018

 

Conteúdo relacionado:

Data Documento
27 de março de 2018 Moção de Preocupação (ConsUni/UFABC)
26 de março de 2018 Nota de apoio à comunidade da UFABC exigindo imediata nomeação de reitor eleito (ANDES-SN)
22 de março de 2018 Moção de Preocupação (Comissão de Graduação/UFABC)
20 de março de 2018 Pró-reitores de Planejamento e Administração das universidades federais manifestam apoio à UFABC (link UNIFESP)
19 de março de 2018 Moção de Preocupação (ConCECS/UFABC)
15 de março de 2018 Nota pública da assembleia dos docentes da UFABC em defesa da autonomia universitária
15 de março de 2018 Um clamor pelo respeito às decisões tomadas pela comunidade universitária (ADUFSCar)
14 de março de 2018 Nota conjunta pela Autonomia da UFABC e que a Democracia seja respeitada na eleição da reitoria (entidades representativas, organizações políticas e coletivos da UFABC) *link para Nota publicada no facebook
14 de março de 2018 Moção de Preocupação (ConCMCC/UFABC)
07 de março de 2018 Ameaça à autonomia universitária reúne Frente Parlamentar pela valorização das universidades federais (FASUBRA)
06 de março de 2018 Moção de apoio à paridade, à democracia e a autonomia universitária (FASUBRA)
28 de fevereiro de 2018 Carta aberta das entidades representativas da UFABC à comunidade universitária e à sociedade brasileira (SinTUFABC, ADUFABC e DCE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *