NOTA DA REITORIA À COMUNIDADE
(enviada por e-mail em 29 de junho de 2015)
Nota à Comunidade
A Reitoria informa à comunidade acadêmica que vem mantendo negociações regulares com o Comando de Greve, tratando da pauta local, apresentada no dia 17/6 e contendo 35 itens destacados pela Assembleia; e tratando também das atividades consideradas essenciais e que, no entendimento da Reitoria, deveriam ser mantidas mesmo no período de greve.
Houve avanços significativos, tanto no estabelecimento de princípios norteadores das atividades essenciais, quanto no compromisso de atendimento, integral ou parcial, de pontos da pauta apresentado pelo Comando de Greve.
A Reitoria reitera seu reconhecimento à justa reivindicação salarial da categoria, mas manifesta sua preocupação com a manutenção de serviços que considera essenciais e que não estão sendo assim reconhecidos pelo Comando de Greve até o momento. Destacadamente, manifesta sua preocupação com a manutenção do processo de matrículas, a ser iniciado nas próximas semanas.
Neste sentido, a Reitoria informa à comunidade que continua negociando com o Comando de Greve, visando garantir a realização das matrículas, conforme previsto no calendário acadêmico, e solicita aos servidores técnico-administrativos a devida atenção a este assunto, visando a não interrupção deste serviço, evitando assim a ocorrência de danos irreparáveis aos discentes e docentes da UFABC.
—
Reitoria
Universidade Federal do ABC
RESPOSTA DO COMANDO DE GREVE DOS TA’S DA UFABC
(enviada por e-mail em29 de junho de 2015)
Nota à Reitoria.
Em resposta ao comunicado direcionado à comunidade acadêmica pela reitoria da UFABC, na data de hoje (29/06), o Comando de Greve, representando nossa categoria, esclarece que avançou para muito além dos termos previstos em Lei, relacionados aos serviços essenciais, preocupando-se com a manutenção de importantes serviços como:
– Realização de Bancas com o prazo de finalização de até 60 dias;
– Processos do Ciência Sem Fronteiras, com prazo até agosto/2015;
– Processos que acarretariam danos orçamentários irreparáveis para a instituição;
– Abertura da Biblioteca para estudo, a partir de amanhã, 30/06; entre outros.
Mantendo a postura do diálogo, gostaríamos de esclarecer que “matrícula” foi um ponto pautado APENAS na última reunião de negociação, realizada em 24/06. E conforme acordado entre as partes da mesa, a continuidade da negociação se daria na próxima mesa, ou seja, em 01/07. Neste sentido, é importante reiterar que não houve por parte do Comando Local de Greve nenhum entrave às negociações.
Esclarecidas as preocupações apresentadas no e-mail, aproveitamos a mensagem para reiterar que a nossa categoria também espera por respostas concretas e claras sobre a pauta local, que embora em negociação, a reitoria apresenta propostas muito tímidas e aquém da aspiração da categoria.
Quem luta, educa!
Saudações,
—