22 E 23 DE MAIO: PARALISAÇÃO DE 48H!

Por que vamos parar por 48h?

Porque o acordo conquistado pela histórica greve de 2024 não está sendo cumprido.

Por isso, precisamos pressionar o governo para que avance nas implementações e respeite a luta por melhores condições de vida e de trabalho.

Neste dia 23/5, acontece uma reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação para dar continuidade às implementações dos seguintes itens acordados: reposicionamento dos aposentados, plantão 12×60, carga horária das profissões regulamentadas em lei e redução da jornada de 40h para 30h para toda a categoria.

Conforme deliberado em assembleia, toda reunião com o governo será acompanhada de paralisação.

Destacamos 5 pontos importantes do Acordo de Greve.

1- Redução da jornada semanal de 40h para 30h
O acordo de greve prevê a implementação da redução da jornada semanal de 40h para 30h para toda a categoria TAE, sem redução salarial, restrições ou exigências adicionais.

2- Implementação e regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
Está previsto no acordo o reconhecimento da qualificação adquirida pelas pessoas servidoras ao longo da carreira. O acúmulo de competências da nossa categoria é extremamente valoroso e deve contribuir formalmente para nossa progressão funcional.

3- Revisão da legislação sobre adicionais de insalubridade e periculosidade
Incluímos no acordo de greve a criação de um GT para a atualização dos critérios legais para o pagamento de adicionais. Esta demanda é urgente, pois pode garantir a segurança e a valorização das pessoas servidoras expostas às condições de risco.

4- Revisão da carga horária das profissões regulamentadas
O acordo prevê a adequação da carga horária para os categorias que possuem regulamentação profissional própria – como assistentes sociais – respeitando a legislação específica dessas áreas.

5-Abertura de concursos para Tradutor e Intérprete de Libras (TIL)
A contratação de mais pessoas servidoras TILs é fundamental para a acessibilidade e a inclusão das pessoas surdas nas instituições federais de ensino superior. Nosso acordo inclui o compromisso de realização de concursos para o cargo.

Também no dia 23, ocorrerá a caravana a Brasília, data que marcará a força e disposição de luta da categoria na defesa veemente da manutenção do que foi conquistado.

Participe das atividades organizadas pelo SinTUFABC e contribua com a mobilização! Você faz a diferença na luta!

Leitura recomendada: WikiTAE