Nos disse João Guimarães Rosa “o mundo é mágico: as pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu”. E, de fato, algumas pessoas, de atitude tão inspiradora, ao partir, encantam-se.
No último dia 12 de março a Professora, educadora e militante da educação Lisete Arelaro encantou-se e seu legado será para sempre lembrado com orgulho por todas e todos que acreditam em um mundo melhor pela perspectiva da educação emancipadora.
Lisete foi uma mestra incansável, lutou ao lado de Paulo Freire e, como ele, viveu pela Educação dedicando-se a defender a escola pública e a lutar por justiça e igualdade social.
Em sua trajetória, com formação em Pedagogia e doutora em Educação, Lisete nos prova que viveu com bravura sendo professora e diretora de escolas nos ensinos fundamental e médio, integrou a equipe do educador Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo entre 1989 e 1992, foi secretária de Educação em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, e diretora da Faculdade de Educação da USP. Nas eleições para governo do estado em 2018, Lisete foi candidata pelo PSOL. Muitas gerações foram formadas por Lisete, nos espaços políticos, nas escolas e universidades e na educação popular, incentivando-nos a esperançar e seguir em frente na luta pelo socialismo.
Lisete estará sempre presente, mas não mais como estávamos acostumados, com aquela presença animada, alegre e contagiante, com aquela garra de quem não verga diante das adversidades na luta pela defesa da educação pública e por uma sociedade socialista. Estamos diante da enorme tarefa de, com base em seus ensinamentos, dar continuidade a esta luta imprescindível se quisermos construir um mundo mais justo, solidário e democrático.
Que os familiares e amigos mais próximos recebam o abraço solidário dos trabalhadores da UFABC.
Lisete encantada, seguirá presente, hoje e sempre.