Resultado das Pesquisas sobre Trabalho Remoto 2020/2021

O SinTUFABC divulga o resultado das pesquisas realizadas com as(os) técnicas administrativas no anos de 2020 e 2021.

Conforme deliberado em assembleia em outubro de 2020, o SinTUFABC levantou diversas questões relativas ao trabalho remoto e suas implicações na vida das trabalhadoras da Universidade.

Posteriormente, com o avanço da pandemia e a realidade do trabalho remoto experimentada a beira de completar um ano na UFABC, foi realizada uma segunda pesquisa, no mês de fevereiro de 2021, para comparar a evolução das respostas pela categoria.

O trabalho remoto na UFABC tem gerado diversos problemas e desigualdades. Poderão ser observadas as novas dificuldades associadas às condições de trabalho em casa, o aumento dos gastos, o acúmulo de tarefas domésticas, a conciliação do cuidado com crianças e demais dependentes com as atividades de trabalho, principalmente para as mulheres trabalhadoras.

Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado. Todo o esforço de coleta, tratamento e compilação dos dados faz parte de um esforço coletivo das(os) trabalhadoras(es) que fazem parte da Gestão Solidariedade e Luta do SinTUFABC e certamente balizará as tomadas de decisão das ações futuras do SinTUFABC, em especial nas mesas de negociação com a reitoria.

Esperamos que os dados apresentados a seguir possam contribuir para a reflexão coletiva acerca dos problemas gerados pela invasão do trabalho remoto às nossas casas de forma desorganizada.

O arquivo pode ser visualizado no visualizador abaixo ou baixado neste link.

No celular, é necessário que o celular esteja no modo paisagem (horizontal) para otimizar a visualização do documento.

,