Caros colegas TAs,
Como resultado das negociações com a Reitoria que vem acontecendo desde o início da nossa greve, conquistamos avanços valiosos na nossa pauta local nesta última mesa de negociações.
O avanço mais significativo e que representa diretamente a força dos colegas na mesa e a união da categoria nas assembleias, se deu no item de capacitação e qualificação, com a pactuação de futura contratação de uma escola de idioma até 2016 (com a preocupação pela manutenção da qualidade dos cursos acordada em mesa), visando atender toda a categoria dos técnicos administrativos!
Além do subitem idiomas, conquistamos o compromisso da Universidade em realizar pesquisas e atuar junto aos docentes para a transformação da especialização em Gestão Pública em um curso de mestrado profissional; para ambos os subitens, logo após a greve será encaminhada pesquisa de interesse e perfil à todos os TAs. Esta pauta está entre nossas prioridades desde a greve de 2012 e, apesar da criação de uma ‘Superintendência de Gestão de Pessoas”, avançamos pouco na construção de uma política de capacitação e qualificação; por isso salientamos a vitória!
Graças às nossas denúncias, o trabalho de comissões como a CISSP e a COGRE, e nosso ponto de pauta número 10 que versa sobre a segurança química na Universidade, a reitoria convocou uma reunião com todas as comissões que tratam de segurança laboratorial, armazenamento de reagentes químicos e resíduos, no dia 6 de agosto. Nessa reunião, cada comissão explicou seu trabalho e as suas dificuldades. O reitor se comprometeu a viabilizar um estudo sobre o abrigo de resíduos, otimizar as comissões, criar um espaço no site da UFABC para todas as comissões centralizando as informações, fazer um banco de dados de todos os reagentes contidos na universidade, responsabilizou a SUGEPE para fornecer os cursos necessários, tudo isso com o intuito de fazer uma política única de segurança.
Também no dia 3 de julho a CISSP teve seu relatório sobre o abrigo de resíduos respondido. O relatório foi enviado em fevereiro para a reitoria.
Vale lembrar que este é o início de uma longa batalha, muitos trabalhos deverão ser feitos, muita pressão deverá ser feita para que efetivamente tenhamos um ambiente seguro para estudar e trabalhar. Acordamos em mesa, que as questões que formalizamos aos representantes do Reitor serão respondidas na próxima reunião.
E nada disso teria sido encaminhado sem a força dos servidores que pressionaram a reitoria a se posicionar e refletir sobre os perigos de suas práticas.
O detalhamento do avanço que tivemos neste e em outros itens da nossa pauta serão debatidos na próxima assembleia, quarta-feira às 14h. É importante a presença dos colegas pois esperamos poder, finalmente, divulgar a resposta da reitoria sobre todos os itens da nossa pauta, pois, conforme o terceiro ofício que protocolamos ao reitor, vence HOJE o prazo para a Reitoria responder a esta solicitação; e não será possível admitir que mais uma vez o Reitor, prof. Klaus Capelle, se esquive em apresentar seu plano de gestão e intenções para nossa categoria.
Quem luta educa e lutar juntos nos faz fortes!
Comando Local de Greve
—
Comando de Greve dos Técnicos Administrativos – UFABC
e-mail: greve2015ufabc@gmail.com
site: sintufabc.org.br