Regimento do Congresso

O seguinte Regimento será aprovado no início dos trabalhos:

 

Regimento do II Congresso do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC (SinTUFABC)

 

Local: Universidade Federal do ABC (UFABC)

Datas/ Campus:

Dia 22 de março – Campus São Bernardo do Campo

Dias 23 e 24 de março – Campus Santo André

 

Quem participa:

Nos GTs:

Qualquer trabalhador técnico-administrativo

 

Na assembleia final:

Trabalhadores técnico-administrativos filiados: com direito a voz e voto

Trabalhadores técnico-administrativos não filiados: com direito a voz

 

Nas demais atividades:

Qualquer presente com direito a voz

 

Funcionamento:

Haverá mesas de debate conforme divulgado no calendário do congresso no sítio “sintufabc.org.br” e grupos de trabalho, que encaminharão as propostas para a assembleia final.

Objetivos: propiciar um ambiente no qual os trabalhadores possam refletir sobre suas condições de trabalho, dentro do contexto da atual situação do país e do mundo. A categoria também poderá avaliar onde está e aonde quer chegar, traçando um plano para os próximos dois anos.

Temas abordados: situação política, função social da educação, a luta das mulheres, carreira e condições de trabalho, concepção sindical e mudança estatutária.

Da fala dos palestrantes: será concedido um tempo de 20 minutos para cada palestrante, e 5 minutos para encerramento. A mesa de conjuntura terá um tempo de 30 minutos para cada palestrante e 5 minutos para encerramento.

Da participação nas mesas de debates: será concedido tempo de até 4 minutos para cada fala. Demais rodadas e tempo de reinscrições ficarão a critério do mediador.

Do direito de voto: somente poderão votar servidores delegados, ou seja, filiados ao SinTUFABC. Os trabalhadores poderão filiar-se até o dia 22/3, às 10h da manhã no horário de Brasília. As inscrições serão feitas pelo endereço: http://sintufabc.org.br/congresso.

As propostas de resoluções devem surgir nos grupos ou levadas ao congresso anteriormente, por escrito até o dia 18/03, pelo sítio www.sintufabc.org.br/congresso2016.

Do funcionamento dos Grupos de Trabalho: haverá 3 grupos de trabalho que discutirão os temas Movimento sindical, Mudança estatutária e Carreira e condições de trabalho. No início da reunião de cada grupo de trabalho, o grupo deverá dar anuência o responsável ou escolher outro coordenador. O coordenador também fará a relatoria.

Diariamente, os coordenadores e relatores dos grupos de trabalho se reunirão para sistematizar as propostas e apresentá-las para votação na assembleia do dia 24.

 

Funcionamento da assembleia geral:

Só irá a votação os encaminhamentos discutidos em mesa, GTs ou submetidos nas resoluções.

Será feita leitura das propostas para votação em bloco, levando a voto individualmente somente as que forem destacadas;

Será considerada posição vencedora a proposta que obtiver maioria do plenário. Em havendo dúvida quanto ao resultado a mesa procederá a contagem dos votos.

Conforme previsto no Estatuto do SinTUFABC, as propostas de mudança estatutária terão que ser aprovadas por 3/5 dos votantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *