Informações básicas sobre assédio

Um bom ambiente de trabalho está relacionado, entre outras coisas, a relações interpessoais baseadas no respeito e na justiça. Além disso, um bom ambiente de trabalho é aquele cuja cultura organizacional preza por valores voltados ao bem-estar de trabalhadores e empregadores. Embora se reconheça a importância desses valores, a violência no local de trabalho é uma realidade que não é recente.

Capa da cartilha 'Assédio Moral no Trabalho: uma violência a ser enfrentada', concebida pelo Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito/UFSC, disponível em http://neppot.ufsc.br/?page_id=78, acesso em 24 jul. 2017.
Capa da cartilha "Assédio Moral no Trabalho: uma violência a ser enfrentada" (Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito / UFSC / 2013).

Estudos sobre a questão já vêm sendo feitos desde a década de 1980, quando alguns pesquisadores identificaram situações no ambiente de trabalho que caracterizavam condutas abusivas nos relacionamentos entre as pessoas e que apresentavam consequências negativas para a saúde física e mental dos trabalhadores, para o próprio ambiente de trabalho e para o desempenho organizacional.

A violência no trabalho normalmente é expressa por meio de comentários depreciativos, constrangimentos e humilhações que podem adquirir desde formas sutis e maldosas até agressões físicas, com o objetivo de destruir e desestabilizar a vítima.

Essas ações caracterizam o assédio moral, e não resultam somente das relações entre as pessoas; podem estar inseridas na prática da própria organização, que muitas vezes prioriza o alcance dos seus objetivos sem considerar como eles serão alcançados.

Logo, cabe à organização posicionar-se contra o assédio, uma vez que ela é um agente influenciador e que também é influenciada por essa forma de violência.

Apesar da divulgação do assédio moral na mídia, muitas pessoas desconhecem ou têm uma compreensão errônea sobre o conceito.

Tendo isto em vista, criamos esta seção a fim de divulgar informações baseadas na cartilha "Assédio Moral no Trabalho: uma violência a ser enfrentada"¹, que por sua vez, se baseia em um conjunto de estudos e pesquisas de acadêmicos e profissionais de diversas áreas de conhecimento.

Com isto, almejamos esclarecer aspectos importantes relacionados ao assédio moral no trabalho.

Boa leitura!

 

Assédio Moral no Trabalho: uma violência a ser enfrentada

Parte 1: Apresentação

Parte 2: O que é assédio moral no trabalho

Parte 3: O que NÃO é assédio moral no trabalho

Parte 4: Situações de assédio moral no trabalho

Parte 5: Possíveis consequências

Parte 6: Como agir e denunciar

Parte 7: Legislação

 

 

¹ Cartilha concebida pelo Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (Universidade Federal de Santa Catarina), disponível em http://neppot.ufsc.br/?page_id=78, acesso em 24 jul. 2017.